ENGIE forma primeira turma do Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos em Umburanas

04 de dezembro de 2018, 14:44

O Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA), realizado pela ENGIE Brasil, em parceria com a GAIA Social, no município de Umburanas, formou a primeira turma. Cento e sete estudantes receberam os certificados de conclusão do curso, durante uma solenidade realizada na última quarta-feira (28/11), na Escola Rômulo Galvão.

O curso do AJA beneficiou 118 estudantes, em sua maioria, idosos, das comunidades Angical, Barriguda do Doutor, Barriguda da Brasília, Barriguda dos Lima e Barriguda dos Lió. Segundo informações do GAIA, 70% dos alunos matriculados não sabiam ler nem escrever e 74% nunca havia frequentado a escola. Em meio a esta realidade, a frequência de 90% dos estudantes nas aulas e a reduzida evasão escolar, surpreendeu os organizadores do projeto.

“Chegamos em Umburanas para gerar energia, mas também nos tornamos parte destas comunidades e nos anima ter conseguido deixar um legado. Que essa conquista seja uma razão de transformação, de novos tempos”, afirmou o gerente de Projetos da ENGIE, Márcio Neves, que anunciou a continuidade do projeto em 2019.

Durante o evento, foram sorteados vale compras de R$ 2 mil, entre cada uma das cinco turmas, para ser utilizado no comércio local. Estudante da Comunidade de Barriguda do Doutor, Elza Cristina de Oliveira, levou o prêmio de aluna destaque com o poema “ A História da Minha Vida”, e também recebeu um vale compra de R$ 2 mil.

O Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA) foi iniciado em março de 2018 e teve duração de 8 meses. Durante sua execução, os alunos foram contemplados com consultas oftalmológicas e a doação de 90 óculos; além de kits com mochila, fardamento e garrafinha. Além dos estudantes, o Curso do AJA beneficiou 30 professores, que receberam formação para atuarem na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

 

DIVULGUE A NOTÍCIA

FACEBOOK

INSTAGRAM